ATIVIDADES ATUAIS

A partir de fevereiro de 2012 atuando como Indigenista Especializada / FUNAI com os Guarani MByá, no Vale do Ribeira - SP.

Escrevo um livro contando minhas principais experiências em viagens, principalmente a Terras Indígenas e Unidades de Conservação – apresentadas mais adiante – em países como Índia, Papua Ocidental, Malásia, Indonésia, Filipinas, Israel, Jordânia, e a países europeus, como Espanha, França, Itália e Grécia.

CURRÍCULO RESUMIDO

FORMAÇÃO ACADÊMICA

MESTRADO - Programa de Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ
Título da dissertação: Análise de Ciclo de Vida Orientada para o Meio Ambiente.


Colaboração junto ao Grupo de Apoio à Normalização Ambiental (GANA), órgão vinculado
à Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), representante do Brasil junto a International Organization for Standardization - ISO, para a elaboração das normas da série ISO 14000 de Qualidade Ambiental.

GRADUAÇÃO - Engenharia de Produção - Escola de Engenharia, UFRJ - 1994 Projeto final de graduação: METODOLOGIA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS AMBIENTALMENTE ATRAVÉS DE REFLORESTAMENTO ECOLÓGICO.

Projeto premiado pela Johnson Wax Co. Selecionado pela Johnson Wax Co. para representação da filial brasileira no UNITED NATIONS’ GLOBAL YOUTH FORUM FOR THE ENVIRONMENT realizado em Washington, DC. USA, em maio de 1994.

Esse projeto teve por base reflorestamentos que realizávamos efetivamente nas encostas da cidade do Rio de Janeiro em iniciativas voluntárias com ONGs como o GAE (ong que na ocasião tinha a orientação do nosso atual Secretário Estadual do Meio Ambiente, André Ilha), e em conjunto com a Fundação Rio Parques e Jardins.

ATIVIDADES EM 2010 e 2011

Em 2011 ministrei aulas para a graduação de Engenahria de Produção e Engenharia Ambiental no Centro de Tecnologia da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, em Teresópolis.

Ocupei até junho de 2011 cadeira no Conselho da Cidade e Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, como Membro Titular, representando a ONG Nascente, além de participar ativamente do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Como membro da Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, atuei na mobilização da população na construção de um Plano Municipal de Saneamento Básico participativo.

Ainda representando a ONG Nascente participei como membro titular dos Conselhos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Parque Estadual dos Três Picos, ambos na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Colaborando sempre na promoção de outros projetos de caráter ambientalistas com foco principal na Comunicação e Educação Ambiental, no Saneamento Básico e Manejo dos Recursos Hídricos e Florestais do município de Teresópolis, atuei na Coordenação de Projetos da ONG Nascente.

Realizei oficinas e eventos divulgando a Economia Solidária, em parceria com o SESC Teresópolis, abordando temas como ciberativismo, sustentabilidade, consumo justo, e realizando um mercado mensal de trocas.


Atuei até 2011 como terapeuta, usando técnicas de shiatsu, cura prânica, reiki e fitoterapia.

Atuei como guia de montanhismo cadastrada pela Associação de Guias Profissionais do Rio de Janeiro - AGUIPERJ, atuando principalmente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com sede na cidade de Teresópolis.
Em maio de 2010 assumi o cargo de monitora de educação ambiental dos Centros de Referência de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Teresópolis, atendendo pessoas inscritas no Cadastro Único do SUAS, nos CRAS em suas comunidades em situação de vulnerabilidade, e beneficiários do PAIF, Pró Jovem, entre outros serviços oferecidos. .

Comecei a escrever um livro contando minhas principais experiências em viagens principalmente a Terras Indígenas e Unidades de Conservação em países como Índia, Papua Ocidental, Malásia, Indonésia, Filipinas, Israel, Jordânia, e países europeus, principalmente Espanha, França, Itália e Grécia, sobre as quais continuo dando palestras e expondo fotos.


ATIVIDADES PROFISSIONAIS ANTERIORES

Realizei consultorias de qualidade, gestão de processos e gestão de pessoal na empresa Civilmaster, de construção civil, especializada em serviços de fachada com uso de sistemas de segurança com cordas, implantando um programa de capacitação e treinamento de pessoal (entre 2003 e 2005).

Promovi na Espanha entre 1999 e 2002, atividades ligadas ao esporte e à cultura, como por exemplo a organização das jornadas Rutas do Mundo, que incluia demonstrações, palestras e vídeos de esportes radicais e viagens, junto à prefeitura de Betanzos, na província de A Corunha, Galícia. Durante esse tempo também ministrei conferências sobre minhas viagens e temas afins em diversos clubes e associações em sua maioria espanhóis, principalmente nas cidades de Madri, Burgos, Santiago de Compostela e no País Basco.
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS ACADÊMICOS E ALGUNS ARTIGOS PUBLICADOS

THE UNITED NATIONS’ GLOBAL YOUTH FORUM FOR THE ENVIRONMENT Washington, DC. USA, maio de 1994. Patrocinada pela Johnson Wax Co na apresentação de seu projeto final de graduação:
METODOLOGIA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS AMBIENTALMENTE ATRAVÉS DE REFLORESTAMENTO ECOLÓGICO

ENCONTRO CARIOCA DE ERGONOMIA - Rio de Janeiro, maio de 1994. Publicação e apresentação da palestra
Sistemas de Segurança para Reflorestamento em Escarpas Rochosas do Rio de Janeiro

XIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção
Florianópolis, outubro de 1993. Publicação e apresentação da palestra O Reflorestamento Ecológico sob o Enfoque da Engenharia de Produção



LIVROS

Ilustração, fotografia, e editoração do livro "Selvas y Montañas", escrito por Xabier Ares, publicado e distribuído na Espanha em 2000. Resultado da viagem de quase seis meses que fizemos eu e Xabier pelo sudeste asiático insular e Oceania, comentada a seguir.

Sistema de Acesso e Posicionamento Auxiliado por Cordas
para a Escalada Industrial
ISBN 978-85-906678-0-3


SISTEMAS DE DESCIDA CONTROLADA - Em busca da padronização dos procedimentos de segurança para serviços em fachadas prediais com exposição à altura através de sistemas de acesso e posicionamento auxiliado por cordas. In: Revista Ação Ergonômica / COPPE/UFRJ. Rio e Janero - Julho 2007

PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

O SISTEMA AGROFLORESTAL NO CONTEXTO DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES - ASSIS BRASIL – ACRE. In: II Congresso Brasileiro de Agroecologia. 22 a 25 de novembro de 2004 – Centro de Eventos da PUCRS – Porto Alegre/RS

PERCEPÇÃO E ANÁLISE DE RISCOS EM UMA “SOCIEDADE TECNOLÓGICA”.
Anais do III Congresso Internacional de Engenharia de Produção. XIV ENEGEP
(Encontro Nacional de Eng. de Produção), UNIMEP - 1996.

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA ORIENTADA PARA O MEIO AMBIENTE EM CONTEXTO DE INCERTEZAS. In: Anais do III Congresso Internacional de Engenharia de Produção, XIV ENEGEP (Encontro Nacional de Eng. de Produção), UNIMEP - 1996.

Análise do Ciclo de Vida de Produto Orientada para o Meio Ambiente
In: Anais do FIRST BRAZIL INTERNATIONAL CONGRESS OF INDUSTRIAL ENGINEERING.
São Carlos, SP. Setembro de 1995.

CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) auxilia as várias etapas que envolvem o planejamento ambiental e a conservação da biodiversidade: "na elaboração de projetos, delimitação de áreas prioritárias para conservação, planejamento de ações práticas para obter paisagens favoráveis para a manutenção da biodiversidade biológica
e cruzamento e análise de informações provenientes de variados campos do conhecimento, como, por exemplo, dados biológicos e sociais". Curso realizado no Instituto de Pesquisas Ecológicas / CBBC, de 18 a 21 de março de 2005.

ATIVIDADES ANTERIORES EM REFLORESTAMENTO

Reflorestamento da Escarpa do Leme -1995 (Área de Proteção Ambiental do Leme – Rio de Janeiro) Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do GAE (Grupo Ação Ecológica) - Participação na concepção e implantação.

SISTEMA DE SEGURANÇA PARA O REFLORESTAMENTO DO MORRO DO PASMADO - RIO DE JANEIRO - 1992 - Participação na concepção e implantação
Fundação Rio Parques e Jardins e do GAE (Grupo Ação Ecológica).

REFLORESTAMENTO ECOLÓGICO DA ESCARPA DOS ÁCIDOS – URCA
Morro da Babilônia - Rio de Janeiro , 1992. Projeto e início da implantação - Iniciativa pioneira que contou com o apoio do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e do GAE.

RECOMPOSIÇÃO DA FLORA NATIVA DA FLORESTA TROPICAL BAIXO-MONTANA DA ENSEADA DO BANANAL - Parque Estadual da Serra da Tiririca - Niterói
Projeto e relatórios de acompanhamento dos trabalhos.

IDIOMAS

Inglês
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA
PRELIMINARY ENGLISH TEST - University of Cambridge/1983

Francês básico
COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO (82-86)

Castelhano Fluente

FOTOGRAFIA E VÍDEO
Projeto Fotografando pelo Mundo

Imagens em fotos e/ou vídeo de todas as viagens mencionadas. Experiência com câmera de MDV. Fotografias publicadas principalmente na Espanha, especialmente nos temas natureza, viagem e esporte.

Curso de Fotografia e revelação em pb. Inst. Calouste Goulbenkian/1990


COMPETIÇÕES EM ESCALADA ESPORTIVA


I lugar
II CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA
Pão de Açúcar - Rio de Janeiro /1991

III lugar
CAMPEONATO GALEGO DE BOLDERS
A Guarda, Galícia, Espanha /1998


III lugar
CAMPEONATO ASTURIANO DE BULDERS
Teverga, Astúrias, Espanha /1998

II lugar
COPA GALEGA DE ESCALADA DESPORTIVA
O Barco, Galícia, Espanha / 1998

III lugar
COPA GALEGA DE ESCALADA DESPORTIVA
A Coruña / Galícia, Espanha / 1998


CURSOS RELACIONADOS À SEGURANÇA EM ESCALADA E MONTANHISMO

II Curso de Capacitação de Condutores de Visitantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Projeto Centro de Referência em Biodiversidade da Serra dos Órgãos: uma Aliança entre Educação, Turismo e Conservação. Teresópolis - PARNASO / AGUIPERJ / FEMERJ. Julho 2007

Curso de Segurança em Escalada - Concello de Betanzos - Galícia - Espanha 2001 Ministrado por Josechu Jimeno por ocasião das jornadas anuais "Rutas do Mundo".

Curso First Aid / SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) 1996

Curso Básico de Escalada - Centro Excursionista Brasileiro 1987


VIAGENS A ÁREAS REMOTAS DO PLANETA

amazônia 2004. Três meses vivendo em um seringal no Acre, na Reserva Chico Mendes, na fronteira tríplice Brasil, Peru e Bolívia, estive colaborando com o projeto Caminhos da Floresta no âmbito da agroecologia, logo em seguida selecionado para financiamento pela ong Brazil Foundation. Além da doação para o projeto de um animal de tração por parte da ong Bicis pola Paz, com a qual continuo colaborando.

Amazônia 2002. Foram quatro meses observando a problemática indígena em diferentes contextos sócio-econômicos, uma pesquisa em campo com o objetivo de esboçar o quadro de relações entre sociedades indígenas, com formas de contacto variadas com a sociedade “branca”, e associações indígenas, organizações não-governamentais e órgãos do governo. Foram visitadas terras indígenas brasileiras inclusive em companhia de pesquisadores do ISA (de São Gabriel da Cachoeira - AM), por ocasião de reuniões sobre recursos do PDPI, e ainda em Boa Vista - RR e Venezuela, Terras Indígenas homologadas e demarcadas que incluem desde a selva virgem até fazendas de gado, ou ainda que se confundem com parques nacionais. Terras habitadas por povos em diversas fases de evolução, desenvolvimento econômico e integração com a sociedade não indígena.

UM OLHAR DIFERENTE SOBRE A ÍNDIA - 2000/2001. Seis meses percorrendo o norte da Índia, testemunhando a diversidade étnica e cultural dos seus territórios mais remotos. Gravação de imagens em vídeo digital para a realização de documentários a posteriori, especialmente da maior manifestação religiosa do planeta, a Maha Kumbh Mela, que reuniu mais de 30 milhões de pessoas às margens do Ganges, em Allahabad. Terras indígenas visitadas nos estados de Megalaya e Assam, a Nordeste, e Sikkin e Laddak, a maiores altitudes nos Himalaias.


Filipinas, Indonésia, Papua Ocidental e Malásia – 1999/2000. Uma viagem de seis meses a terras inexploradas e de convivência com povos pouco contactados. Em Filipinas com os Subanos, mais ao Sul em busca dos Tasaday e dos Toli Toli. Para a Ilha de Negros, nas Visayas doamos bicicletas para a missão católica e em Wamena na Papua um triciclo para um orfanato. Na Papua Ocidental, convivi com os Dani mas principalmente os Yali, nas terras altas. O acesso às áreas indígenas foram quase sempre através de pequenas avionetas seguidos de longas caminhadas. O PRINCIPAL FRUTO MATERIAL DA VIAGEM FOI O LIVRO PUBLICADO NA ESPANHA “SELVAS E MONTANHAS”.

CAMINHO DE SANTIAGO DESDE JERUSALÉM EM BICICLETA – 1998. Uma viagem de seis meses em colaboração com a ONG Bicis Pola Paz, com o objetivo de divulgar idéias de paz e respeito ao meio ambiente e ao homem. Ironicamente talvez, em seis meses de viagem, coincidimos com a prisão do líder curdo do PKK na Turquia , além do problema judeupalestino, e, para culminar, com a guerra da península balcânica. Foi feita uma doação de bicicletas ao serviço de correios palestino. Percorremos padalando:
Jerusalém, Israel, palestina, Pen. Sinai (EGITO), Jordania, Chipre, Turquia, Grécia, Itália, suiça, França, País Basco, Espanha.

XINGU – 1998. Visita às aldeias Kamayurá e Cuicuro. Primeiro contato com uma sociedade indígena, e com as questões relacionadas à gestão de Terras Indígenas.